Coluna do Andriy – De olho neles !

6 05 2009

Mais uma temporada na NCAA vem ai, começa apenas no fim de Agosto, mas os Spring Trainings(ST) já estão ocorrendo e é neles onde os calouros conhecem seus colegas de equipe e começam a aprender o jogo de sua escola, à qual vão defender pelos próximos 4 ou 5 anos. E nesse ano chegam três jogadores aos ST que prometem ser os grandes quarterbacks da NCAA em alguns anos e futuros finalistas do Heisman Trophy, são eles Matt Barkley, Garrett Gilbert e Russell Shepard.

Rankeado como nº 1 do ESPN U 150 Top List, uma das mais respeitadas listas do melhores calouros disponíveis para as universidades, Matt

Barkley é apontado como o futuro astro da liga

'Barkley é apontado como o futuro astro da liga'

Barkley é apontado como o futuro astro da liga. Seus números na High School, Ensino Médio aqui no Brasil, podem não ser espetaculares, mas seu talento é inquestionável. Em seus 1º ano na Mater Dei High School, ele passou para 1.685 jardas, marcando 10 TouchDowns, mas uma fratura na sua clavícula o tirou da fase mata-mata do torneio nacional. Mas ele mostrou muita habilidade e maturidade, o que fez com que o técnico da escola permitisse que o próprio jogador decidisse as jogadas, coisa que não havia acontecido nos 20 anos que o técnico ocupava o cargo na escola. Em sua segunda temporada, Barkley mateve o ritmo, passando para 1.349 jardas e 11 TD. Mas em seu terceito e ultimo ano na escola, seus números foram muito bons, lançando 35 TD e 3.576, fazendo com que somasse ao fim de sua carreira na High School com 6.594 jardas e 57 TD.

Mas o mais impressionante no jogador é que ele está pronto para o College. Seu típico físico, 1,91m e 100 kg, é perfeito para um quarterback. Matt tem as características ideais para a NFL, é um QB Pocket, ou seja, não consegue correr para muitas jardas, assim como consegue Tim Tebow, mas tem uma boa mobilidade para fugir dos sacks e conseguir uma segunda chance para o passe. Seu mecanismo de passe, sua força no braço, sua precisão e sua visão de jogo o fazem ser o melhor propect da classe 2009 da NCAA. Guardando as devidas proporções, seu estilo de jogo é comparado com de Sam Bradford e até mesmo de Tom Brady, para os mais otimistas, para não dizer precipitados. Tudo isso fez chamar a atenção dos olheiros das principais universidades, com isso o jogador assinou acordo com a USC, uma das mais tradicionais universidades do futebol americano universitário.

Abaixo de Matt Barkley vem Russell Shepard. Em sua carreira no colegial, ele teve espetaculares números, mas como RB, correu para 66 TD em 3

Em sua carreira no colegial, ele teve espetaculares números, mas como RB

'Em sua carreira no colegial, ele teve espetaculares números, mas como RB'

anos, somando mais de 4800 jardas terrestres. Como QB ele teve bons números apenas em seu ultimo ano, marcando 20 TD e avançando 1.843 jardas pelo ar. Esses números o colocam na posição nº3 na lista ESPNU, envolvendo todos os jogadores de todas as posições. Ele foi qualificado como ATH, devido aos seus bons números como QB e RB. Chamou a atenção de varias universidades, entre elas Texas, LSU e USC. Shepard estudou em Harris County, região da cidade de Houston, o que dava uma vantagem à Universidade do Texas em seu recrutamento, mas devido ao fato de Garrett Gilbert já ter se comprometido com essa universidade, Russell viu que jogar de QB seria bem difícil, e como era essa a posição que ele queria ocupar, ele assinou com a LSU, Louisiana State University, uma das melhores do país também. Certamente Texas perdeu a oportunidade de formar o melhor ataque da NCAA, caso tivesse Gilbert de QB e Shepard de RB, mas por opção do jogador, esse ataque não poderá ser formado.

Por último, mas não menos importante, vem Garrett Gilbert, que detém a posição 11 no ESPNU. Ele é o atual dono do Premio Gatorade para o Melhor Atleta do Ano, este que pertencia a Matt Barkley em 2007. Seus números na Lake Travis High School são nada menos que espetaculares. Em seu primeiro ano ele já lançou para 29 TD e 2.859 jardas, completando 62% dos seus passes. Depois disso, suas estatísticas só melhoraram, em 2007 ele teve impressionantes 52 TD, 4.827 jardas aéreas, 64.7% de passes completos e apenas 12 interceptações. Em 2008 ele manteve o ritmo e passou para 4.851 jardas e 55 TD, um recorde para uma única temporada. Neste mesmo ano ele liderou sua escola para uma temporada perfeita, ou seja, 16 vitórias e nenhuma derrota, em toda sua carreita ele teve 39v e apenas 4d.

Tudo isso fez com que ele terminasse a High School quebrando um recorde do Estado do Texas, com impressionantes, 12.534 jardas passadas.

'Tudo isso fez com que ele terminasse a High School quebrando um recorde do Estado do Texas, com impressionantes, 12.534 jardas passadas.'

Como já dito, Gilbert será jogador da UT, universidade que tem o campus em sua cidade natal, Austin, capital do estado. Ele vem tendo grandes elogios de vários especialistas. Mesmo antes de entrar no College, Jackie Sherill, técnico da NCAA entre 1976 e 2003, o apontou como o melhor quarterback desde Dan Marino, que um pouco de exagero e precipitação. Mas seu talento é inquestionável, sua força no braço e pontaria são perfeitas. Ele também é um Pocket QB, mas ele tem agilidade e velocidade para jogar numa Spread Offense, onde a capacidade de corrida de um QB é bastante necessária. Seu tipo físico é bastante bom, 1,93m e 95Kg, mas ainda é um pouco fraco, de uma maneira geral, e deve concertar esse defeito rapidamente na universidade. Alguns jornalistas da ESPN já dão como certo que ele será um dos futuros ganhadores do Heisman.

Garrett Gilbert rapidamente se tornará titular, o que lhe da uma pequena vantagem sobre Matt Barkley. Colt McCoy, atual QB titular da UT, está em seu Sênior Year, ou seja, último ano na NCAA, e Gilbert é o melhor substituto para ele. Barkley jogará na USC, e como já é tradição lá, o quarterback deve jogar 2 anos de reserva e 2 como titular. Correndo por fora está Shepard que tem o estilo de jogo de Tim Tebow, sabe passar e também sabe correr muito bem. Esse estilo é o que faz mais sucesso na NCAA, mas nem tanto na NFL.

Fazendo uma rápida analise temos que Gilbert deve jogar as 4 temporadas como titular, já que este ano ele deve ser um Red Shirt, além disso ele jogará na Big 12 Conference, uma conferência onde o ataque é tudo e jogará na 2ª universidade que mais venceu jogos na história da NCAA. Matt Barkley jogará na USC, universidade que talvez tenha o melhor programa de futebol americano de todo o país, e também jogará numa conferência onde não terá concorrentes a altura, a Pac-10, ou seja, poderá mostrar todo seu futebol sem problemas. Russel Shepard é um QB Dual-Threat, ou seja, é bom no jogo aéreo e terrestre, o que é comprovadamente um estilo de sucesso na NCAA, mas jogará na SEC onde estão as melhores defesas do país. Levando tudo isso em conta, na minha humilde opinião, Garrett Gilbert e Matt Barkley serão os QB top da NCAA, com o Shepard em terceiro, mas como Gilbert terá mais experiência como titular, assim provavelmente ele terá mais titulos na NCAA, mas é provável que veremos um Gilbert x Barkley na BCS Championship, o que seria fantástico. Mas apostas sempre podem falhar, e apenas com o tempo veremos qual dos três terá mais sucesso na NFL e NCAA, mas certamente serão grandes nomes e por isso não percam a oportunidade de vê-los jogarem, porque daqui a algum tempo podem estar num Hall-of-Fame e você terá o prazer de dizer que viu ele jogar desde o College Football.

Anúncios

Ações

Information

10 responses

6 05 2009
André_Pats

Post extraordinário! Parabéns Andriy!

6 05 2009
andriy1

vlw 😉

6 05 2009
brunomacedo0

Muito bom o post Andriy ! Continue fazendo essas colunas, que pouca gente sabe sobre isso, mas todos se interessam.

Abraço

6 05 2009
André_Pats

Garrett é irmão do Jarrod Gilbert?

6 05 2009
André_Pats

Belo post Andriy.

Espero ver mais colunas suas.

7 05 2009
Nick

Muito bom o post Andriy ! Continue fazendo essas colunas, que pouca gente sabe sobre isso, mas todos se interessam.

[2]

Muito interessante a coluna, vou sempre acompanhar

7 05 2009
Mauricio

Muito bom o post Andriy ! Continue fazendo essas colunas, que pouca gente sabe sobre isso, mas todos se interessam.

[3]

Parabéns pelo post…muito bom…

só não entnedi porque um qb como o Gilbert foi ranqueado somente na 11ª posição pela ESPNU sendo que ele teve esses números impressionantes (39 V e 4D)

7 05 2009
andriy1

Tambem acho q o Gilbert merecia uma melhor posição, mas tambem temos outros jogadores com carreiras muito boas no High School, como é o caso do CB Dre Kirkpatrick, do Rb Trent Richardson e do WR Rueben Randle, mas Gilbert merecia um 7º lugar tranquilamente.

8 05 2009
Talles U

Antes de tudo andriy , mandou bem.

Nao gosto do Russell Shepard mas tem tudo para jogar bem na NCAA,tem uma boa visao e consegue bons espaços…

Matt Barkley (USC) acompanho desde 07,tem um bom controle de pocket e tem total chance de fazer boas temporadas,Miami deve ter sondado o garoto mas nao conseguiu nada,com a transferencia do Marve…agora bate o desespero do Jacory substituir…Barkley cairia muito bem nos Cannes,antes USC do que ir para Penn State aonde rola uns Busts.

Sinceramente nao gosto do Peter pan da UT , acho que o Gilbert ainda vai ser melhro que ele e tem talento o peter pan meio que caga na hora do vamos ver…

Para mim a disputa fica entre o Gilbert e Barkley ambos ja ganharam o “Gatorade Player of the Year awards” e tem tudo para formar uma disputa saudavel.

10 05 2009
andriy1

Peter Pan aka Coltao McCoy? eheheeheh
Em numeros o McCoy é fantastico, nao acho q ele amarele nas horas decisivas, é so ver a virada pra cima da OU, a virada para cima de Texas Tech, que acabamos perdendo no ultimo segundo e o premio de melhor do Fiesta Bowl… O que pesa contra ele foi seu Sophmore year, mas gosto muito dele. Voltando ao post, to contigo Talles, Barkley x Gilbert… E Hurricannes caindo =x

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: