Análise dos prospects do Draft – RBs – Parte 1

6 03 2009

6. Shonn Greene 1,80m 107 Kg

Quem é: Shonn Greene foi running back de Iowa por 4 anos, mas perdeu seu terceiro ano todo por causa de uma lesão. Sua primeira temporada como titular absuluto foi a de 2008, na qual ele conseguiu 1850 jardas corridas e ganhou a Doak Walker Award, prêmio dado ao melhor RB da temporada universitária.

Pontos fortes: Greene é um corredor muito forte e pesado, o jogo dele é no estilo trator. Até por isso, ele também é um grande quebrador de tackles. Apesar de ser muito pesado, Greene é bem ágil, ele também usa a inteligência, visão e instintos para substituir sua falta de velocidade. Já vimos vários RBs assim dando certo na NFL.

Pontos fracos: O maior problema de Greene é sua falta de velocidade, apesar de ter outras grandes qualidades, a NFL é muito diferente da NCAA e a velocidade de Greene pode comprometer ele na NFL. Greene também precisa melhorar muito em jogadas de passe, ele tem mãos muito ruins.

Destaques no Combine:

40 yard dash: 4.72 seg

Vertical Jump: 37.0

Broad Jump: 10″1

Comparação na NFL: LenDale White. Os dois tem o mesmo peso, tem o mesmo estilo de jogo e precisam de um complemento.

7. Rashad Jennings 1,85m 105Kg

Quem é: Rashad Jennings foi running back da pequena universidade de Liberty por três anos, depois de ir mal jogando por Pittsburgh e sendo transferido. Ele foi a principal razão da ótima temporada que teve Liberty em 2008, na divisão I-AA, a “segundona” da NCAA.

Pontos fortes: Jennings é um running back grande e forte, e é bem rápido para o seu porte fisíco. Jennings é um running back muito difícil de se derrubar, por causa de sua força e velocidade, ele é completo e pode ser um grande complemento para outro running back de um time da NFL.

Pontos fracos: A principal razão de Jennings não sair mais cedo no draft, deve ser o mesmo caso de Dominique Rodgers Cromartie no último draft, que veio de uma universidade muito pequena, que jogava contra outras universidades fracas, o que teoricamente facilitava sua grande produção.

Destaques no Combine:

Bench press: 29 repetições.

Broad Jump: 10″0″

Comparação na NFL: Frank Gore. Os dois são RBs grandes, mas mesmo assim são ágeis e rápidos.

8. Javon Ringer 1,75m 92Kg

Quem é: Ringer foi running back de Michigan State nos últimos anos, e ele foi basicamente o ataque inteiro. Temporada passada ele conseguiu 1637 jardas corridas e 22 touchdowns e contribuiu muito para Michigan State chegar ao Florida Citrus Bowl, mesmo com a derrota, a universidade de Ringer fez uma temporada impressionante, ficando em 18o lugar no Top 25.

Pontos fortes: Ringer é um jogador pequeno e leve, mas apesar disso, Ringer é um ótimo quebrador de tackles. Mas, a sua maior qualidade mesmo é a velocidade, ele é excelente no open field. Ele seria um ótimo change of pace running back na NFL, e também poderia ser um bom 3rd down back.

Pontos fracos: Seu tamanho, apesar de não o prejudicar na NCAA, é pequeno para a NFL, este é seu principal problema, já que Ringer não se destaca em apenas uma coisa, é um running back completo.

Destaques no Combine:

3-cone drill – 6.87

20-yard shuttle: 4.11

Comparação na NFL: Maurice Jones-Drew. Os dois são undersized para a posição mas compensam com velocidade e força.

9. James Davis 1,80m 94Kg

Quem é: James Davis, também conhecido como ‘Thunder’, teve sua última temporada na NCAA ano passado como senior jogando por Clemson. Ele inicialmente tinha se declarado para o draft de 2008, mas acabou desistindo e voltando para o seu ano de Senior em Clemson.

Pontos fortes: Davis tem bom tamanho e porte fisíco, tem ótimos instintos e boa visão do jogo. Também consegue quebrar muito bem os tackles. Favorecido por sua força, Davis corre muito bem pelo meio dos bloqueios, e tem outra caracteristíca que falta em muitos grandes RBs hoje em dia na NFL, ele quase nunca sofre fumbles.

Pontos fracos: Davis não é dos running backs mais rápidos. Ele não é muito bom recebendo bolas, ele dropa a bola muitas vezes. Além disso, Davis nunca foi um jogador que carregou o time nas costas, e nem um running back que tinha muitas carregadas por jogo.

Comparação na NFL: Michael Turner. Os dois tem o mesmo tamanho, não são dos mais rápidos, correm bem pelo meio, e raramente sofrem fumbles.

Observação: James Davis não participou do Combine.

Andre Brown 1,83m 102Kg

Quem é: Andre Brown é outro running back Senior desse draft. Ele jogou as 4 temporadas em North Carolina State como titular, mesmo não obtendo grandes números.

Pontos fortes: Ótimo atleta, tem grande porte fisíco e tem um tamanho muito bom. Usa a sua força principalmente para quebrar os tackles, seu jogo é basicamente esse. Brown demonstra paciência durante o jogo para achar um espaço e tentar a corrida. Brown também pode bloquear bem sempre que preciso.

Pontos fracos: Brown normalmente não conseguir fazer grandes jogadas. Ele tem muita dificuldade nas corridas pela lateral do campo. Nunca foi um RB inteligente, isso pode ser um grande problema na NFL.

Destaques no Combine:

40 yard dash: 4.49 seg.

Bench press: 24 repetições

Vertical jump: 37.0

Comparação na NFL: Brandon Jacobs. São RBs grandes, usam a força para quebrar os tackles, e não são lentos mesmo tendo esse estilo de jogo.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

7 03 2009
Nick

Muito bom, continuem com a análise. Está ótimo!

7 03 2009
brunomacedo0

Muito obrigado Nick ! Comente sempre !

9 03 2009
Flávio Vieira

Tudo muito bom, tudo muito bem. Um detalhe importante: vcs poderiam indicar em que round e/ou pick poderia sair o jogador…

Muito bom o Blog. sem dúvida, um lugar para se visitar sempre… e eu tenho feito isso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: