Análises dos Prospects do Draft. Quarterbacks: Parte 2

4 03 2009

Hoje continuamos a analisar os principais jogadores do draft por posição. Serão 2 posições por semana e estamos nos Quarterbacks.

 

1. Matt Stafford Georgia 1,88 m 102 Kg

 

Quem é: Matt Stafford foi jogador do Georgia Bulldogs, jogou 3 anos no college venceu 2 bowls, entre eles o Sugar Bowl referente a temporada de 2007. Stafford é considerado o principal QB da classe e um dos principais prospects do Draft. Um dos motivos é a falta de grandes concorrentes na posição porque Sam Bradford, Colt McCoy e Tim Tebow decidiram retornar para mais um ano na faculdade, mas sem dúvida e Stafford é muito talentoso e pode se tornar um grande Quarterback na NFL.

 

Pontos fortes: Stafford tem um lançamento muito forte, uma boa mecânica de passes, protege bem a bola no pocket, e o principal jogava em um ataque que tinha um esquema parecido com o da NFL, além disso, Stafford jogava na SEC uma conferencia bem competitiva que tem entre outros o atual campeão da NCAA Florida Gators, Stafford não impressiona nos números e sim na capacidade de vencer jogos difíceis. Por esses e outros motivos Stafford é o favorito para ser escolhido como 1st overall pick pelo Detroit Lions.

 

Pontos fracos: Stafford tem uma altura mediana pro padrão de QBs, seu trabalho com as pernas não é muito bom, não é forte nos Play-Actions, não é tão bom fugindo de sacks e não é um grande leitor de defesas.

 

Estatísticas em 2008: 235/382 Passes completos por tentativas. 3.459 jardas 25 TDs e 10INTs. Rating de 153.9(lembrando que o rating da NCAA é diferente do da NFL).

 

No Combine:

40-yard dash: 4.81 seg.

Vertical Jump: 30.5 inches

Broad Jump: 8’11’’

 

2. Mark Sanchez USC 1,88 m 103 Kg

 

Quem é: Mark Sanchez foi jogador do USC Trojans, jogou 3 anos no college mas somente 1 deles como titular, venceu o Rose Bowl referente ao ano passado no qual teve grande atuação. Sanchez causou polêmica ao quebrar uma tradição recente dos QBs da USC de ser reserva 2 anos e starter 2 anos. Isso provocou criticas de Pete Carroll, HC da universidade.

 

Pontos fortes: Apesar da pouca experiência Sanchez se destaca como um dos top QBs da classe. Apesar de ter sido titular em apenas um ano fez uma grande temporada, é preciso dentro e fora do pocket, sabe fugir bem dos sacks, pode fazer qualquer tipo de lançamento, mas não domina todos. Lança muito bem as bolas longas, é inteligente, está acostumado com a West Coast Offense e lidera  otime em campo.

 

Pontos fracos: Muito inexperiente, 1 ano como starter com algumas partidas em que foi bem inconsistente, apenas 487 passes na carreira, precisa de mais experiência na leitura de defesas e precisa de mais músculos.

 

Estatísticas em 2008: 241/366 3.207 jardas 34TDs 10INTs Rating de 164.6

 

No combine:

40-Yard Dash: 4.94 seg.

Vertical Jump: 32.5 inches

Broad Jump: 9’8”

20-Yard Shuttle: 4.21

 

 

3. Josh Freeman Kansas State 1,97 m 112 Kg

 

Quem é: Josh Freeman foi jogador do Kansas State Wildcats durante 3 anos sendo titular em todas as temporadas participou de 1 bowl na carreira e perdeu.

 

Pontos fortes: Freeman é bem alto e é muito bom em lançamentos longos. Freeman lança bem saindo do pocket, lança poucas interceptações, é decidido quanto aos passes, escapa bem de sacks, se movimenta bem e sabe correr com a bola.

 

Pontos fracos: O grande pecado de Freeman é a precisão, as vezes ele procura recebedores que não estão em condições ideais de receber passes, é um pouco inconsistente e não se caracteriza por ser um líder.

 

Estatísticas em 2008: 224/382 2.945 jardas 20TDs 8INTs Rating de 136.4

 

No Combine:

40-Yard Dash: 4.97 seg.

Vertical Jump: 33.5 inches

Broad Jump: 9’11”

20-Yard Shuttle: 4.43

 

4. Rhett Bomar Sam Houston State 1,90 m 102 Kg

 

Quem é: Rhett Bomar foi jogador do Sam Houston State Bearkats durante 2 anos após jogar uma temporada muito bem no Oklahoma Sooners e se transferir porque violou regras da NCAA. Em Houston foi titular nas duas temporadas que participou. A universidade de Sam Houston é da FCS uma espécie de 2ª divisão da NCAA que usa o sistema de playoffs.

 

Pontos fortes: Bomar tem um braço muito forte, um bom mecanismo de passes que resulta em bons lançamentos sabe movimentar no pocket e fazer lançamentos em movimento. Ele é bom sob pressão, lança bolas longas excelentes, é um líder dentro de campo e muito produtivo.

 

Pontos fracos: Não tem muita experiência em jogos de alto nível. Precisa melhorar sua precisão, lança um número elevado de interceptações, é muito autoconfiantes às vezes, as vezes corre com a bola quando não deve.

 

Estatísticas em 2008: 245/436 3.355 jardas 27TDs 13INTs

 

No combine:

40-Yard Dash: 4.82 seg.

Bench Press: 25 rep.

20-Yard Shuttle: 4.06

3-Cone Drill: 6.91

 

5. Pat White West Virginia 1,83 m 89 Kg

 

Quem é: Pat White foi jogador do West Virginia Mountaneers durante 4 anos e é o único jogador da história da NCAA a jogar 4 Bowls como QB titular e vencer todos. Na verdade a situação de Pat White é interessante QB de sucesso na NCAA, talvez nem seja QB na NFL. Pat White é baixo e é cogitado que ele jogue como WR apesar de ser baixo ou até como RB ele também pode ser uma arma fatal nas trick plays como o Wildcat, Reverses e etc.

 

Pontos fortes: White é muito atlético muito veloz e ágil, é um Scrambler e talvez seja RB na NFL. White é um grande corredor em campo aberto e foge bem de tackles podendo ser até retornador. Ele é muito produtivo, um líder dentro de campo.

 

Pontos fracos: Para um QB, White deixa a desejar no tamanho, pois é baixo, na força no braço e na precisão por isso pode não ser QB na NFL. Não tem muita experiência no sistema de jogo da NFL e existem dúvidas sobre sua durabilidade.

 

Estatísticas em 2008: 180/274 1.842 jardas 21TDs 7INTs Rating de 142.3

 

No Combine:

40-Yard Dash: 4.55 seg.

Vertical Jump: 35 inches

Broad Jump: 9’9”

20-yard Shuttle: 4.42

3-Cone Drill: 7.06

 

Comentem. Digam se concordam com o Top 5 dos QBs ou qual o seu top 5.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

4 03 2009
AnytiM3

Parabéns pela matéria! Ficou muito boa!
Só uma correção: Você disse que Stafford tem uma altura mediana e que Sanchez tem uma altura boa pro padrão de QB, mas ambos tem 1,88m segundo as estatísticas.

5 03 2009
rafancampos

Obrigado AnytiM3 e eu corrigi o erro, a altura deles é normal pro padrões de um Quarterback.

4 03 2009
Mauricio

boa matéria…eu colocaria o Pat White apesar de muitos falarem de que ele não tem estilo para ser QB na NFL, junto com o Stafford como o melhores QB’s do Draft…primeiro pelo fato dele(White) ser um QB vencedor e líder em campo e 2º em razão dele ser muito atlético, ter boa velocidade accuracy etc…vi uns dois ou tres jogos dele e achei ele muito bom…já o Mark Sanchez acho que ele é total bust…vai entrar na NFL sem experiencia alguma e provavelmente vai ficar uns 2 ou 3 anos de reserva…enquanto isso podia estar jogando no college e ganhando muito mais experiencia…

4 03 2009
Nick

Bela matéria ficou muito boa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: